Nota da ANEL sobre o aumento da passagem de ônibus em Campinas

Nota da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre sobre o aumento da passagem de ônibus em Campinas

Todo ano trabalhadores(as) e estudantes de todo o país são surpreendidos com o aumento do preço das passagens. Esse ano já começa com notícias de aumento aqui em Campinas, mesma cidade envolvida nos esquemas de corrupção do prefeito com as licitações em 2011; a mesma cidade que anunciou o projeto das OS – Organizações Sociais que abririam o caminho para a privatização de todos os setores públicos da cidade -; a mesma cidade que, agora, no final do ano, anunciou  o aumento de 120% do salário dos vereadores e, agora, a mesma cidade que diz que os trabalhadores terão que desembolsar de seus 622 reais, 3,00 reais para andar num ônibus lotado e desconfortável, em que os próprios motoristas e cobradores tem um trabalho realizado em más condições, para reproduzir essa lógica de funcionamento.

O aumento da passagem em Campinas se encontra num contexto de aumentos no país inteiro, como vemos também no Rio de Janeiro e em Teresina, com a população de manifestando – e ,no caso da segunda cidade, sendo violentamente reprimida pelos governos.

O preço da passagem em Campinas já era caro, se relacionado com as más condições de seu funcionamento. Mas ele se torna ainda mais absurdo quando notamos que, com um preço tão alto, fica difícil para que as pessoas consigam ter acesso ao transporte, de forma que passamos a não conseguir acessar coisas que deveriam ser direitos básicos, como educação, cultura e lazer, uma vez que passa a ser caro simplesmente para se chegar aos lugares onde podemos estudar, nos divertir, etc.

Na atual situação em que passamos, com esquemas de corrupção envolvendo o ex-prefeito, com aumento salarial por parte dos vereadores e com aumento da passagem, é necessário que nos organizemos, que desenvolvamos nossas lutas para que possamos barrar esse aumento. Não podemos deixar que transformem o transporte público em uma mercadoria.

Nós da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre achamos necessário vincular todas essas pautas, que interessam a nós, trabalhadores, estudantes, e setores populares em geral, em uma luta unificada contra esses setores que querem nos impor um transporte caro e privado, uma educação a cada dia de pior qualidade (e de mais difícil acesso), ao mesmo tempo em que vemos um salário altíssimo para os vereadores da cidade e esquemas de corrupção sendo denunciados nos jornais. Por isso, reivindicamos:

  • Pela revogação imediata do aumento do preço dos ônibus! Rumo ao transporte público gratuito para todos!

  • Pela revogação do aumento dos salários dos vereadores de Campinas. Que o valor desses aumentos passe a ser usado para baratear o transporte público da cidade!

  • Pelo fim da corrupção em Campinas! Que todo o dinheiro roubado dos corruptos sirva para financiar o transporte público de Campinas a um baixo custo!


    Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s