Moção de apoio aos trabalhadores da cultura

Nota de apoio da ANEL-SP ao Movimento dos Trabalhadores da Cultura*

Nós, estudantes da ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes Livre -, mostramos nosso apoio e solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores da Cultura, que desde o dia 25 de julho ocupam a sede da FUNARTE/SP, sob a bandeira: “Trabalhadores da cultura, é o hora de perder a paciência”.

Tal como sujeitado ao setor da educação e da saúde, a cultura também foi vitima do corte de R$ 50 bilhões protagonizado pela presidente Dilma Roussef como uma das primeiras medidas do seu governo. O orçamento destinado à cultura que era de 0,2% do PIB, com o contingenciamento de 2/3 (dois terços) passou para os 0,06%, distante até mesmo do valor recomendado pela própria UNESCO de 2% do PIB para a Cultura.

Portanto, a ANEL também empenha as reivindicações do movimento defensor de políticas públicas estruturantes que garantam condições dignas de trabalho para os Trabalhadores de Cultura e, para todo o povo, maior acesso aos bens culturais. Estamos juntos contra as leis de renúncia fiscal, como a Lei Rouanet, beneficiadora apenas da iniciativa privada; descontingenciamento imediato dos 2/3 do orçamento destinado à cultura no Brasil; pela aprovação dos Projetos de Emenda Constitucional 236 (que garante a cultura como direito social) e 150 (que prevê a destinação de 2% do orçamento para a cultura).

E convidamos todos trabalhadores da cultura a se somarem à Jornada Nacional de Lutas do mês de agosto e à marcha à Brasília do dia 24, para que os trabalhadores não sejam mais uma vez vítimas do descaso governamental. E que a cultura no Brasil se desfaça de todo o seu negligenciamento e do seu cunho midiático e que seja valorizada e devidamente financiada para objetivar sua função pública e independente!

*Trabalhadores da Cultura, é hora de perder a paciência!*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s